[SÉRIE] - Escolhendo a boa parte: Oração [2/4]
- Jonathan Ciribelli
- 24 de jul. de 2017
- 3 min de leitura

“Orai sem cessar.” 1Tessalonicenses 5:17
A Bíblia está repleta de passagens que ressaltam a importância da oração, sendo ela considerada uma pratica fundamental para o Cristão. Mas afinal o que é orar? - Conversar com Deus.
"A única maneira do Espírito conquistar nossa alma é enquanto nós conversamos com Deus. Se nós falarmos com o Espírito, então nós caminharemos no Espírito." Mike Bickle.
Todo homem é composto por Espírito, Alma e Corpo. Sendo o corpo sujeito à Alma, e, por sua vez, a Alma ao Espírito. Logo, é de suma importância compreendermos que em nós existe esta relação de sujeição.
Muitas pessoas afirmam que a alma é a sede de nossos anseios e emoções, e a Bíblia respalda essas afirmações. No livro de Salmos vemos diversas passagens onde a alma é considerada o lugar onde os nossos sentimentos, emoções, anseios e desejos se encontram. (Salmos 86:4; 6:3; 107:9).
Lembro-me na minha infância de uma tarde brincando na rua, quando um dos meus amigos sai de sua casa com um Patinete novo. Eu fiquei "louco" com aquele brinquedo, era incrível! Naquele mesmo dia pedi um à minha mãe, mas a minha primeira resposta foi "Não". Com isso estive muito desapontado, ao ponto de ficar uma semana com febre. Isso ocorreu porque um forte desejo surgiu em minha alma, e, ainda que de forma inconsciente, sujeitou o meu corpo e eu adoeci.
Com certeza você já deve ter passado por uma situação semelhante, em que diante de um impulso da sua alma (dor, ansiedade, medo), você deixou de comer, dormir ou até adoeceu. Isso nos prova que a alma tem fortes impulsos, e, quando não saciados de forma legítima, nos dominam e nos levam a saciar até mesmo de forma ilícita. Não estou me referindo aqui somente ao desejo de comprar um mero brinquedo, mas sim a grandes anseios, tais como o de Grandeza, Beleza, Intimidade, dentre outros.
Então resta fazermos a seguinte pergunta: como poderemos responder e saciar de forma legítima os anseios colocador por Deus em nossa alma? A resposta está no Espírito, pois somente ele pode sujeitar a nossa alma e corpo, satisfazendo-os em Deus. Isso somente acontecerá quando em oração mantermos um relacionamento com Jesus, dessa forma teremos acesso à água viva. (Jo. 4:14)
Vamos então para alguns pontos práticos para fortalecer a nossa vida de oração:
Três maneiras de fortalecer nossa vida de oração são:
1. Estabelecer um horário para tempos regulares de oração. Um horário planejado estabelece quando nós oraremos.
2. Fazer uma lista de oração. Uma lista de oração nos dá um foco sobre o que orar.
3. Ter uma visão correta de Deus. Uma visão correta de Deus provoca em nós vontade de orar.
Três focos de oração:
1. Intimidade: Focar em dar meu amor e devoção para Deus. Esse tipo de oração inclui adoração, meditação na Palavra (orar lendo-a), e relacionamento com o Espírito.
2. Petição: Pedir pela benção de Deus sobre sua vida pessoal (coração, circunstâncias, ministério).
3. Intercessão: Pedir pelo poder de Deus ou justiça para outros (pessoas, lugares, questões estratégicas).
A maioria das pessoas orarão por dez minutos a mais simplesmente ao desenvolver um horário e uma lista de oração. No entanto, muitos que amam a Deus nunca desenvolvem uma vida de oração consistente porque lhes falta isso. Amado, coloque em seu calendário. Não resista a isso. Escolha a vida.
“Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência." Deuteronômio 30:19
Comments